Reduza o cansaço visual e durma melhor com o f.lux

Reduza o cansaço visual e durma melhor com o f.lux
Para quem trabalha muitas horas em frente a um computador, o cansaço visual é dos maiores problemas. Mas sabia que existe um programa que o ajuda na difícil tarefa de chegar ao final do dia sem ardor nos olhos ou dor de cabeça? O f.lux altera a temperatura cor da tela do seu computador e vai ajustando a cor à medida que o dia passa. Tudo é normal durante o dia, mas após o pôr do sol, o f.lux “aquece” as cores para corresponder à sua iluminação interior.

O f.lux é gratuito e está disponível para utilização em Windows, Mac e Linux. No entanto, o f.lux também pode ser utilizado em iPhones e iPads se tiverem o jailbreak. Para Android existem outras alternativas semelhantes, tais como o Twilight ou o Blue Light Filter.

Como funciona o f.lux?

A iluminação tem variações ao longo do dia, dependo da hora em que nos encontramos. De dia estamos expostos a uma luz solar com um brilho intenso que nos ajuda a manter acordados e regula o nosso ritmo biológico. De noite a luz do sol não existe mais (obviamente) e dependemos exclusivamente da iluminação artificial.

Estas variações na luminosidade originam também variações na cor. De dia a luz é mais brilhante, e por isso mais azulada, enquanto que de noite os tons são mais quentes e alaranjados. O cérebro humano segrega melatonina durante as horas mais escuras e sem exposição à luz do sol, fazendo com que fiquemos mais sonolentos. Claro que os nossos computadores não sabem disso e portanto comportam-se todos da mesma forma.



Ao olhar para telas demasiado brilhantes – ao ínicio da noite ou de manhã – isso irá criar tensão e cansaço visual nos nossos olhos e a produção de melatonina será inibida. Claro que alguns computadores têm sensores de brilho e fazem o ajuste automático do brilho da tela dependendo da luminosidade ao seu redor, no entanto a temperatura da cor não é alterada.

Ao utilizar o f.lux no seu computador, a sua tela terá cores mais quentes à noite o que faz com que os brancos pareçam um pouco mais avermelhados. A teoria por detrás desta solução explica que ao olhar para uma tela mais quente à noite ajudará a reduzir o seu cansaço visual e – porque não está a olhar para uma tela brilhante como a luz do sol – isso irá fazer com que o seu cérebro produza mais melatonina. Isso o ajudará a dormir mais cedo e dormir melhor.

Se nunca reparou nestas diferenças de temperatura, faça o seguinte teste. Ligue o seu computador de noite numa divisão escura e veja como o brilho emitido pela sua tela é azul. Depois acenda a luz e veja se a sua lâmpada não emite um tom muito mais quente e vermelho. O f.lux procura assim tornar esse brilho azul num brilho mais avermelhado. Na imagem abaixo encontra alguns exemplos da escala de temperatura de cor Kelvin, utilizada para quantificar a temperatura da cor.

Escala de temperatura Kelvin

Será que funciona mesmo e reduz o cansaço visual?

Se não achasse que funciona, claro que não teria escrito este artigo. No entanto onde estão as provas científicas? Algumas pessoas simplesmente utilizam o f.lux porque o programa torna as suas telas mais “amigas” dos seus olhos, outras porque acham que as ajuda a dormir melhor, e outras utilizam o f.lux por ambos os motivos. Obviamente que não podemos confiar apenas em opiniões sem olhar para a ciência por detrás delas.
Infelizmente, não existem estudos científicos sobre o f.lux, no entanto, vários estudos já demonstraram que a exposição à luz azul brilhante pode afetar o seu horário de sono. Muitos de nós também já percebemos que ficar no computador a olhar para uma tela brilhante durante a noite nos mantém acordados.

O site da f.lux tem algumas informações sobre pesquisas nesta área, e embora nada esteja confirmado cientificamente, pode-se dizer que as aparências parecem muito verdadeiras.

Variação temperatura flux dia e noite
Exemplo da variação de cor do dia para a noite

Como utilizar o f.lux

  • Windows, Mac e Linux: baixe o f.lux diretamente do seu site oficial e instale o programa.
  • iPhone e iPad: Se tem o jailbreak neste dispositivos, poderá baixar baixar o f-lux no Cydia. No entanto a Apple já dispõe do NightShift que funciona exatamente da mesma forma.
  • Android: Pode baixar o f.lux para Android, mas apenas funcionará a quem já fez root. Poderá baixar outras alternativas semelhantes, tais como o Twilight ou o Blue Light Filter.

Uma vez instalado, o f.lux tentará detetar automaticamente a sua localização, no entanto talvez seja melhor entrar nas configurações e inserir o local manualmente pois esta opção não funciona tão bem assim. Pode também ajustar as temperaturas de luz desejadas e escolher uma velocidade de transição lenta, para que as cores na tela mudem gradualmente em 60 minutos, em vez de 20 segundos. Se optar pela transição lenta, não irá notar a mudança de cor até ao pôr do sol ou até uma hora antes do pôr do sol. Poderá também alterar as cores do f-lux conforme a necessidade – no campo Custom Colors – que contém alternativas como “Trabalhar até tarde” ou “Fidelidade de cores”.

Janela opções flux

O f.lux possui também vários recursos extra. Por exemplo, ele também pode ajustar automaticamente as cores das suas luzes Phillips Hue em sua casa. Na versão para Mac, pode mesmo ativar automaticamente o tema mais escuro do OS X Yosemite ao cair da noite.

Quando poderá não querer utilizar o f.lux

O f.lux poderá não ser algo que deseje utilizar sempre. Se trabalha em fotografia ou design gráfico e depende de uma reprodução de cores precisa e fiel para o trabalho que realiza no Photoshop ou outro programa de edição de imagens, o f.lux causará problemas. Também no caso de assistir a um filme ou jogar um jogo no seu computador, talvez prefira uma reprodução das cores que não seja afetada pelo f.lux.



Já a pensar nessas necessidades, o f.lux oferece uma opção que permite desativar o programa rapidamente por uma hora ou por uma noite inteira. Existe também a opção “Modo de filme” que dura duas horas e meia depois de ativada. Segundo os comentários no site “o Modo Filme irá preservar as cores do céu e os detalhes das sombras, enquanto fornecemos um tom de cor mais quente. Não é perfeito em nenhuma das duas, mas existe um equilíbrio.”

Efeitos e cores extra

O f.lux não faz nenhum tipo de alteração permanente. Depois de desativá-lo, a tela retornará à mesma calibragem de cores que foi configurada para utilizar.

Ao início o f.lux poderá parecer que torna as cores demasiado cor-de-rosa, mas continue a utilizá-lo por um tempo até se habituar. Como é dito no site oficial: “Na primeira utilização, poderá demorar um pouco para se ajustar às configurações. Tente ajustar os controlos deslizantes de temperatura de cor em Configurações até encontrar um que goste. Comece com fluorescente ou halogénio e mude quando seus olhos se ajustarem.”

Hoje em dia o meu canaço visual diminuiu consideravelmente e não dispenso o f.lux em todos os computadores que utilizo. No início tudo parecia muito rosa, mas depois de um tempo de utilização, tentei desligar o programa e agora tudo parece demasiado azul e cansativo.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscrever  
Notifique-me acerca de