História dos Tablets – Descubra como tudo começou

Os tablets são a grande mania e sonho de boa parte dos amantes de tecnologia. O que poucos sabem é que a história desses aparelhos começou há muito mais tempo do que se imagina. São quase 50 anos desde o primeiro lançamento de um tablet e as inovações não param. As grandes marcas se esforçam para trazer novidades a cada ano para vencer a corrida na conquista dos consumidores. Veja abaixo toda a história dos tablets, desde a sua invenção, aos dias de hoje.
história dos tablets

A História dos Tablets

Para entender esse mundo de iPads e Tabs precisamos olhar para trás, no ano de 1968.
Nesse ano foi lançado o precursor dos aparelhos que temos hoje em mãos: o Dynabook. Criado por Alan Kay não era, propriamente, um Tablet, mas um computador feito num bloco único. Tanto a tela quanto o teclado formavam um corpo único. Esse era um projeto desenvolvido com um computador pessoal para crianças, que deveriam ser fortinhas, já que o aparelho pesava em torno de 2kg. O grande sucesso do aparelho desenvolvido por Kay foi a influência direta nos tablets e nos computadores utilizados nos dias de hoje.

dynabook alan kay tablet

A Apple também pensou em entrar nesse mercado no início dos anos oitenta. Na época ela apresentou um protótipo de tablet muito diferente do lançado quinze anos antes. O Bashful, infelizmente, foi um projeto que não teve futuro dentro da empresa de Steve Jobs. O aparelho funcionava com uma caneta e também tinha uma base que, aí sim, lembrava a aparência do Dynabook. Essa base separada tinha um teclado físico, entrada para disquetes e uma alça para facilitar o transporte, que fazia com que o tablet se tornasse um computador propriamente dito.

bashful tablet



O primeiro tablet a chegar ao mercado com os moldes que conhecemos foi o GridPad, da Grid. Era bastante robusto e pesado, mas tinha o formato que ficou como padrão dos tablets. Seu criador, Jeff Hawkins usou essa base para criar seu projeto de mais sucesso, o Palm Pilot. Para o ano de 1989, o GridPad foi a grande revolução do mercado. Suas principais novidades eram: o display que conseguia exibir 32 tons de cinza, um processador de 20Mhz e a entrada de disquete no próprio corpo do aparelho.

grid pad tablet

Em 1993 a gigante das telecomunicações americana AT&T também tentou entrar nesse ramo e deixar a sua marca na história dos tablets. Sua ideia era unir um tablet a um telefone, criando o primeiro Phablet (misto de telefone e tablet) que temos notícia. O aparelho batizado de EO Personal comunicator não teve muito sucesso, mesmo que suas pretensões originais fossem muito grandes, já que ele tinha função de FAX, telefone, modem, celular e calendário. Infelizmente ele não foi muito aceito e as companhias compradas pela AT&T para a criação do aparelho acabaram falindo. Mesmo sem sucesso, a ideia da AT&T em juntar a funções num só aparelho se tornou realidade quase 20 anos depois.

EO personal communicator AT&T



No ano de 1992 foi a Microsoft que deu seu primeiro passo no mundo do tablets. O Tablet PC foi uma prova de que ela demorou para entrar no mercado e mesmo com todo esse tempo não acertou. Os tablets Pcs não tiveram grande aceitação dos fabricantes e muito menos do público. O custo era muito alto e ter somente a possibilidade de ter um notebook com tela retirável não convenceu quase ninguém. Foi um tiro na água dado por Bill Gates.

tablet hp

Depois de 40 anos tivemos a maior revolução que esse mercado já teve: o iPad. Depois de errar em 1983, Steve Jobs acertou de forma perfeita quando criou o novo tablet da Apple. A menina dos olhos de todos que querem um tablet dominou o mercado por alguns motivos: design, facilidade, gama de aplicativos e principalmente sua forma intuitiva de trabalho. A sensação de uso do aparelho dava a impressão que as pessoas já tinham conhecimento prévio do produto.

steve jobs ipad

Depois do iPad todos os concorrentes da Apple começaram a correr atrás do prejuízo, o que fez muito bem para os consumidores. A Samsung tem a linha Galaxy Tab e a Microsoft apostou forte no Surface, que tem o Windows 8RT como SO. Nenhuma das suas chegou a competir de forma real com a Apple, mas já tem tomado sua fatia de mercado.

samsung galaxy tab tablet windows microsoft surface tablet

Você já sabia de tudo isso sobre a história dos tablets? Ficou surpreso com alguma das informações que leu? Deixe sua opinião, curiosidade ou sugestão sobre o assunto nos comentários.

Esse texto foi uma contribuição da Nextel para o Informática Simples.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
A história do TABLET – A História do Smarphone e do tablet Recent comment authors
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notifique-me acerca de
trackback

[…] saber mais sobre esse tema, acesse os links: História de Tudo ; Informatica Simples ; Tec Mundo ; Blog do […]