Dispositivos Apple são afetados por vulnerabilidade Meltdown e Spectre

Duas vulnerabilidades de segurança do processador do computador, denominados Meltdown e Spectre, têm sido notícia nos últimos dias. O Meltdown e Spectre afetam quase todos os dispositivos criados nos últimos 20 anos e as consequências ainda estão a ser analisadas. Servidores poderão ficar comprometidos para plataformas de cloud entre outros efeitos de maior alcance.

meltdown e spectre

Inicialmente pensava-se que o Meltdown era específico para dispositivos Intel, no entanto a Apple já veio confirmar que os seus dispositivos Mac e iOS tambem são afetados. Todas as empresas já estão a trabalhar em patches de proteção, no entanto existe a possibilidade de perda de desempenho dos aparelhos.

O Spectre é mais abrangente, afetando os CPUs da AMD, da Intel e até os chips ARM em dispositivos móveis. Este problema é muito mais grave e provavelmente irá ser necessário que os processadores sejam redesenhados para gerações futuras de hardware.


Apple é afetada por vulnerabilidade Meltdown e Spectre

Após 24h de silêncio, a Apple veio finalmente confirmar o que inicialmente não se esperava. Os seus dispositivos Mac, bem como iOS, são afetados pelas vulnerabilidades Meldown e Spectre. Segundo um post colocado no blog da Apple:

“Todos os sistemas Mac e dispositivos iOS são afetados, mas neste momento não há implicações conhecidas que afetem clientes. (…) Uma vez que muitos desses problemas exigem que uma aplicação mal intencionada seja carregada no seu dispositivo Mac ou iOS, recomendamos que baixe o software apenas de fontes confiáveis, como a App Store

A Apple foi uma das últimas empresas a assumir o problema com o Meldown e Spectre. No entanto, a opinião pública já acreditava que isso iria acontecer pois a Apple trabalha com componentes Intel e ARM. De acordo com a empresa, os impactos e consequências negativas do Meltdown já estão a ser mitigados com patches para o iOS (11.2), macOS (10.13.2), e tvOS (11.2).

vulnerabilidade apple

Finalmente, a Apple avisa que tem planos para lançar patches também para o Safari no macOS e iOS, de forma a protegê-los do Spectre. O Spectre é muito mais grave e afeta dispositivos Intel, AMD e ARM. Relativamente ao Apple Watch, o dispositivo não é afetado de forma alguma pelo Meltdown.

TheVerge

Deixe um comentário

avatar
  Subscrever  
Notifique-me acerca de