PNG: Comprima o Tamanho das Suas Imagens


O PNG – Portable Network Graphics – é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu como substituto do formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Este formato permite comprimir as imagens com muito pouca perda de qualidade, bem como retirar o seu fundo.

Porquê comprimir imagens PNG?

O uso das imagens em formato PNG é bastante comum na Web pois é o único formato amplamente utilizado que suporta imagens parcialmente transparentes. Este formato utiliza compressão, no entanto as imagens resultantes podem ainda assim ter um tamanho considerável. O uso do TinyPNG para encolher as imagens vem solucionar este problema. Irá utilizar menor largura de banda e o carregamento da sua página será bem mais rápido.

panda-tinypng

O TinyPNG utiliza uma técnica de compressão inteligente que reduz significativamente o tamanho das suas imagens PNG. Ao reduzir de forma ligeira o número de cores utilizadas, um menor número de bytes são utilizados para armazenar o ficheiro. O seu efeito é praticamente invisível, mas pode significar uma larga diferença no tamanho do ficheiro.

comparacao imagens

Como se pode ver pela imagem acima, a diferença é quase nula! Á esquerda encontra-se a imagem original com 57KB e à direita a mesma imagem depois de tratada pelo TinyPNG, agora com apenas 16KB. A imagem em nada descura a original e os ganhos em tamanho são bastante elevados – na ordem dos 70%.

Para efectuar este processo aceda ao site Tinypng.org e clique no ícone, ou arraste as imagens para dentro do espaço reservado.

reduzir tamanho png

A operação irá iniciar de imediato e em segundo é apresentada uma estimativa do espaço que foi poupado com a redução do tamanho das imagens.

tinypng imagens reduzidas

De uma forma simples e bastante rápida, acabou de poupar cerca de 65% de espaço nas 7 imagens PNG carregadas!

🙂

 


Autor : Rui Pinto facebook twitter googleplus

Fundador do Informática Simples. É consultor informático de profissão, blogueiro e produtor de conteúdos nos tempos livres e um curioso sobre SEO e Marketing Digital.

Gostou deste artigo? Partilhe-o!

  • Tweet
  • Facebook
  • Diggit
  • Delicious
  • Diggit
  • Diggit
  • Diggit
  • Diggit

Comentários

Deixe o seu comentário

Rss Feeds   Twitter Followers Email Updates

PROMOÇÕES EM DESTAQUE





 
Mais em Dúvidas Comuns, Utilitários
Coloque o Facebook parecido com Excel

Já pensou em aceder ao Facebook e ainda assim parecer que está a trabalhar numa folha Excel? Facebook = Excel?...

Fechar