Como usar o Google Authenticator

O Google Authenticator é um software de token que é utilizado aumentar a segurança nas aplicações mobile da Google. O serviço gera uma password de seis a oito dígitos de forma automática, que terá de utilizar no momento que fizer login em algum serviço Google, como o Gmail por exemplo. Saiba como usar o Google Authenticator e proteja a sua conta.

Como usar o Google Authenticator

Ao iniciar sessão, após inserir o seu nome de utilizador e password, o uso do Authenticator proporciona uma segunda etapa de verificação que irá proporcionar maior segurança para as contas Google.


Como usar o Google Authenticator

Porque deve utilizar a verificação em dois passos

A principal razão e também a mais importante, é a segurança. Embora pense o contrário, é relativamente fácil que alguém roube a sua password. Muitos utilizadores não tomam as devidas precauções no seu dia a dia e têm comportamentos de risco tais como:

  • Utilizar a mesma password em mais que um site
  • Baixar programas da Internet em sites pouco confiáveis
  • Clicar em todos os links nos emails que recebem

Utilizar o Google Authenticator vem trazer mais segurança à sua conta, mesmo que alguém tenha roubado a sua password.

Como funciona o Google Authenticator

O serviço utiliza dois tipos diferentes de algoritmo – o One-time Password de tempo (TOTP) e o HMAC One-time password (HOTP) – para verificar e autenticar os utilizadores. De cada vez que tentar entrar na sua conta, terá de escrever o seu email e password como é hábito, mas no passo seguinte será pedido que insira uma chave numérica.

Verificação em dois passos

 

No caso de não querer voltar a inserir o código num determinado computador, é definir essa opção. Tenha em atenção que se partilhar esse computador com outras pessoas, esta escolha poderá não ser a mais segura.

Como usar o Google Authenticator

Passo 1 – Se ainda não o fez, terá de baixar a app para o seu smartphone. Pesquise por Google Authenticator no Google Play ou na App Store.

Passo 2 – Ative a verificação em duas etapas para a sua conta Google, utilizando o seu número de telefone. Caso esteja a utilizar um computador, entre na página para configurar a verificação em duas etapas. Clique em COMEÇAR e faça login na conta.

Passo 3 – Procure pelas várias opções de verificação em duas etapas e entre em CONFIGURAR a Aplicação Authenticator.

Configurar segundo passo

Passo 4 – Abra a app Google Authenticator no seu smartphone.

Passo 5 – Caso seja a primeira vez que utiliza a app, toque em Iniciar. Se pretender adicionar uma nova conta, selecione o símbolo de soma “+” no canto superior direito.

Passo 6 – Para que o seu telefone fique vinculado à sua conta, terá de fazer uma das duas opções:

Vincular conta

Usar um código QR – selecione Digitalizar o código de barras. Irá surgir um quadrado verde no ecrã e basta apontar a câmera para o código QR no seu computador.

Código QR Authenticator

Usar uma chave secreta – selecione Introdução manual, insira o seu endereço de email Google e coloque a chave secreta. Para ver a sua chave, selecione NÃO CONSEGUE LER O CÓDIGO? e será gerada uma chave de 32 dígitos.

Chave de segurança

Passo 7 – Para testar que tudo funciona, insira o código de verificação que estará no seu smartphone, na caixa do computador sob Inserir código. Clique em Verificar.

Passo 8 – Se o código for inserido de forma correta, verá uma mensagem de confirmação. Clique em Concluido para terminar o processo de configuração.


Gerar códigos para várias contas

O Google Authenticator permite gerar códigos para várias contas a partir do seu smartphone. Só terá de repetir o processo de configuração para adicionar uma nova conta Google. Após esse momento terá uma lista de códigos que são gerados automáticamente, um por cada endereço de email.

Código aleatório

Caso tenha alguma dúvida relativamente ao processo de configuração ou precise de alguma dica para saber como usar o Google Authenticator, comente abaixo. Ajudarei o mais rápido possível.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Sair do Gmail automaticamente - Informática Simples Recent comment authors
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notifique-me acerca de
trackback

[…] que se utilizar a autenticação “dois passos” via SMS ou via Google Authenticator, ao fechar a janela o Auto-Logout irá apagar qualquer registo de PIN’s inseridos. Isso […]