Como transmitir jogos online com o Steam

Nos últimos anos, a Twitch.tv tem vindo a tornar-se um dos principais sites para streaming de jogos na internet. Outras empresas têm vindo a fornecer programas como o NVIDIA GeForce Experience ou o Microsoft Mixer, no entanto ainda não tiveram o mesmo impacto que outro concorrente de peso: o Steam. Este software tem sido alvo de muitas mudanças desde o seu lançamento em 2003, daí que a possíbilidade de transmitir jogos online com o Steam fosse o próximo passo.

Transmitir jogos online com o Steam

Sentindo que existia uma oportunidade de criar uma comunidade de streamers, a Valve – criadora do Steam – acrescentou a opção de poder transmitir os jogos para os amigos ou para qualquer pessoa que queira assistir. Isto veio tornar tudo mais fácil para os utilizadores que apenas precisam de algumas configurações e ajustes para começar a transmitir. Veja agora tudo o que precisa saber para começar.


Como transmitir jogos online com o Steam

O primeiro passo será abrir o Steam e fazer login na sua conta. De seguida, no canto superior esquerdo, irá encontrar a opção “Steam”. Clique nela para abrir o menu e selecione “Definições”.

Definições Steam

Procure pela opção “Transmissões” para configurar o seu streaming online.

Transmissões Steam

Por padrão, a sua conta deverá estar definida como “Transmissão desativada”. Clique na opção para ver as alternativas.

A primeira opção sobre a privacidade da sua transmissão é “Amigos podem pedir para assistir”. Isso significa que a transmissão é restrita apenas para as pessoas da sua lista de amigos e para que eles possam ver o que está transmitindo, terão que fazer um pedido primeiro. Em seguida, a opção “Amigos podem assistir aos meus jogos”, significa que qualquer pessoa da sua lista de amigos pode entrar na sua transmissão, sem que para isso tenha de solicitar o acesso.

Definições de privacidade Steam

Em último lugar existe a opção para “Qualquer um pode assistir aos meus jogos”. Esta opção torna a sua transmissão totalmente pública na página da Comunidade do jogo. Qualquer pessoa que entre na lista de “Transmissões” poderá ver o seu stream e poderá entrar sem que seja necessário estar na sua lista de amigos ou solicitar o acesso primeiro.


Altere as configurações de qualidade e largura de banda

Agora que as configurações acerca da privacidade estão concluídas, é tempo de configurar os parâmetros que melhor se ajustam ao computador e à sua velocidade de internet, de forma a obter um melhor desempenho nas transmissões. Para ajustar a resolução de vídeo do seu stream, selecione o menu “Dimensões do Vídeo”.

Dimensões do vídeo transmissão Steam

Existem quatro opções, que variam entre os 360p até 1080p. A sua escolha dependerá do “poder” do seu computador e da resolução que ele possa suportar. Até ao momento a Valve não possuí um conjunto de regras ou requisitos obrigatórios para se poder transmitir jogos online com o Steam, e isso (provavelmente) acontece pois existe uma grande variedade de jogos que o Steam atualmente oferece.

Como exemplo, imagine que vai transmitir um jogo que seja graficamente fraco. Com certeza que poderá fazer uma transmissão em 1080p, pois irá consumir menos recursos do seu sistema para alimentar o jogo e a transmissão ao mesmo tempo. Para essa opção até um computador mais antigo pode servir. Se por outro lado quiser fazer o mesmo com um jogo com uma ótima qualidade de gráficos, o streaming em 1080p poderá levar o seu computador a não conseguir um bom desempenho.

Bitrate maxima Steam

O próximo passo é escolher a taxa de bits máxima (bitrate) com a qual o seu streaming será transmitido. Aqui pode controlar a quantidade de largura de banda da internet que a sua transmissão irá usar, isto é, quanto da internet será utilizado para “tirar o vídeo” do seu computador e colocar na internet. Ditará também a qualidade geral de como a sua transmissão chega aos seus espectadores. Por exemplo, se transmitir com uma resolução de vídeo de 1080p, mas limitar a sua largura de banda para apenas 750 kbit/s, mesmo que os espectadores vejam a sua janela com uma resolução ótima, a qualidade do vídeo será muito granulada e pixelizada.

Se tem uma conexão de banda larga rápida (acima de 60Mbps), a taxa de bits máxima de 3500 kbit/s estará perfeita. Se não tiver a certeza se sua conexão é rápida o suficiente, experimente várias bitrates diferentes até encontrar a que melhor se adequa à sua conexão.

Otimizar codificação Steam

É também possível afinar as configurações anteriores com a ajuda da opção “Otimizar codificação para”. Esta configuração dispõe de duas opções: melhor qualidade e melhor desempenho. De novo, a Valve não divulgou detalhes sobre como essas duas configurações realmente alteram o seu streaming, por isso a única forma de descobrir o que funciona melhor é tentar ambas e ver qual das opções tem um melhor resultado.

Na próxima opção, você pode escolher qual a localização da janela de conversação (chat) na janela do jogo. As quatro opções disponíveis, são uma para cada canto da tela: superior esquerdo; superior direito; inferior esquerdo e inferior direito. Se não quiser a janela ativa, simplesmente escolha a opção “Desligado”.

Mostrar chat espectadores Steam

Por último, existe a opção de controlar o que os espectadores podem ver enquanto a sua transmissão está ao vivo. Por padrão, o Steam apenas irá transmitir o vídeo e o áudio provenientes do seu jogo, e nada mais. Se clicar fora da janela do jogo durante uma transmissão a decorrer, os espectadores irão ver uma mensagem “Por favor espere”, que desaparecerá quando voltar ao jogo.

Gravar vídeo e audío de aplicações

Se não quiser que os seus espectadores vejam e oiçam todos os movimentos que forem feitos em outras janelas da sua área de trabalho, retire a seleção dos itens  “Gravar vídeo de todas as aplicações neste computador” e “Gravar áudio de todas as aplicações neste computador”. Caso não o faça, qualquer janela que abrir ou qualquer som proveniente de outra aplicação, será visível/audível como parte da transmissão.


Ajuste o microfone para streaming

O microfone tem de fazer parte de qualquer transmissão. Se não for possível ouvir o utilizador do outro lado do jogo, a ação nem é tão excitante não é verdade? Para configurar o seu microfone para uma transmissão, comece por marcar a opção “Gravar som do microfone”.

Gravar som do microfone

De seguida, clique no link “Configurar microfone” ao lado. Isto irá levá-lo para as opções de “Voz” nas Definições.

Se já configurou o seu microfone no Windows, o processo é exactamente o mesmo. Para começar, clique no botão “Alterar Dispositivo…”, que irá abrir o painel de controlo de áudio do Windows.

Alterar microfone voz

Se o microfone estiver instalado corretamente, ele irá aparecer na lista de dispositivos de som disponíveis.

Alterar definições microfone

Clique no microfone que deseja utilizar e clique na janela com a mensagem “OK, concluí a alteração de definições”, uma vez terminado.

Definições voz chat Steam

Finalmente, existe a opção de alternar entre transmitir automaticamente a voz enquanto joga ou utilizar uma tecla push-to-talk para ativar o microfone quando quiser falar. A primeira opção detecta automaticamente o som quando ouve um ruído do seu microfone e este continuará ativo enquanto o volume audível for ultrapassado para além de um determinado limite.

Com a segunda opção, o microfone só irá ligar quando pressionar uma determinada tecla. Para alterar o botão, clique na janela por baixo da opção e em seguida pressione a tecla que deseja usar. Pressione o botão “OK” para terminar e todas as suas configurações serão salvas automaticamente. A partir de agora, qualquer jogo que seja iniciado no Steam, irá iniciar automaticamente a transmissão.

Civilization Live Steam

Para verificar que configurou tudo de forma correta, entre num jogo e verifique se no canto superior direito aparece um pequeno ícone “LIVE”. Neste mesmo local poderá ver também quantos espectadores estão estão sintonizados e se o áudio do microfone está ativo ou não.

Como fazer para assistir a outras transmissões

Para assistir a uma transmissão de jogos online com o Steam, poderá fazê-lo procurando por um amigo seu ou vendo uma transmissão pública. Para visualizar o stream de um amigo, basta procurar pelo seu nome na lista de amigos e clicar com o botão direito no seu nome. Se esse amigo tiver a transmissão ativa, a opção “Ver jogo” aparecerá no menu. Clique na opção e será levado para o streaming dele. Nota: na imagem abaixo a opção não aparece pois não tinha nenhum amigo online no momento. Mas ela existe.

Amigos online

Para ver as transmissões públicas de outras pessoas que não fazem parte da na sua lista de amigos, existem duas opções disponíveis.

O método mais simples é ver todas as sessões existentes na Comunidade Steam. Abra o Steam e clique na opção “Comunidade” no menu da parte superior da janela.

Transmissões comunidade Steam

Selecione “Transmissões” no menu para ver todas as sessões que estejam a ser transmitidas publicamente.

Transmissões ativas comunidade

Se não estiver em casa ou não tiver acesso ao seu Steam, a Valve disponibiliza as transmissões no site da Comunidade Steam. Para aceder às transmissões públicas, clique no link da Comunidade aqui.

Transmissão em direto jogo Steam

Uma vez a transmissão a decorrer, poderá alterar a qualidade da transmissão clicando no ícone de engrenagem no canto inferior direito. Poderá também conversar com o jogador, escrevendo na janela de chat na mesma janela.

As limitações da transmissão do Steam

Infelizmente, as transmissões de jogos online com o Steam apenas funcionam nas contas que possuem pelo menos uma compra verificada (US$5 ou mais) vinculada ao nome de utilizador. Isto valida que possui uma conta “não limitada”, uma ferramenta que a Valve utiliza para reduzir o abuso da comunidade.

Por fim, ao contrário da Twitch.tv, não há opções para adicionar sobreposições personalizadas à sua stream. O Steam é apenas capaz de gravar o jogo e quaisquer janelas/aplicações que sejam executadas ao mesmo tempo que o jogo. Também a imagem da sua webcam não pode ser utilizada no Steam, apenas o som do microfone. Para ter acesso a mais definições e mais possibilidades, talvez seja melhor optar por programas de streaming mais “avançados” como o Twitch.


Embora assistir a jogos online não seja para todos, não há como negar que nos últimos anos esta tem sido uma tendência em constante crescimento. Graças ao Steam, aderir a esta tendência é um processo mais fácil e dá a oportunidade de compartilhar os seus momentos de vício com os seus amigos mais próximos, ou com que quiser assitir.

Se tiver mais alguma dúvida sobre como transmitir jogos online com o Steam, comente abaixo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here