Como fazer stream de jogos com o Twitch, YouTube e outros


Fazer transmissões de jogos online é das atividades mais populares entre os gamers de hoje em dia. E nunca foi tão fácil. Quer seja para partilhar a sua experiência com os amigos ou começar uma transmissão em direto via Twitch, as ferramentas para streaming são várias. Sabe como fazer stream de jogos online? Confira abaixo as melhores ferramentas do momento.

Como fazer stream de jogos online

É possível transmitir diretamente do Steam, do Windows 10, utilizando a pláca gráfica NVIDIA ou AMD, ou até utilizando as ferramentas específicas para stream. Os jogadores de consolas não precisam ficar tristes pois a capacidade de transmitir jogos também se encontra disponível na Playstation 4 e na Xbox One.


Como fazer stream de jogos?

Transmissão pelo Steam

A capacidade de fazer stream está incluída na plataforma Steam, daí que esta é uma forma muito conveniente de fazer transmissões sem necessidade de software adicional. Basta ativar a funcionalidade de streaming para que todos os seus amigos vejam o que está a jogar nesse momento. É possível definir o nível de privacidade para que os amigos tenham de pedir “permissão” para ver o que está a ser partilhado, ou então pode transmitir para todo o mundo, sejam eles seus amigos ou não.

Streaming utilizando o Steam

No caso de escolher a opção de streaming público, todos poderão encontrar a sua transmissão na Comunidade do Steam. No entanto, se quiser fazer um streaming público e também aumentar a sua audiência, provavelmente será melhor optar por serviços como o Twitch ou o YouTube.

Relativamente à capacidade do microfone e webcam, o Steam permite que o microfone esteja ativo durante o streaming para que possa falar durante o jogo, no entanto a webcam terá de ficar desligada e ninguém o poderá ver.

NVIDIA GeForce Experience para Twitch, Facebook Live e YouTube


A NVIDIA já tem a funcionalidade de fazer streaming incluída no seu software. O seu nome é GeForce Experience e se possuí uma placa gráfica da NVIDIA, provavelmente já terá instalado o programa no seu computador. Com ele poderá fazer streaming dos seus jogos para o Twitch, Facebook Live ou Youtube Live, mas apenas um serviço de cada vez.

O GeForce Experience funciona utilizando a mesma tecnologia que o NVIDIA ShadowPlay usa para gravar os seus jogos. Se não tiver muita experiência em como fazer stream de jogos online, este software é dos maios fáceis. Com configurações relativamente rápidas e simples, o GeForce Experience é ideal para começar a fazer streaming no Twitch ou no YouTube, se o seu interesse for ganhar seguidores. É possível também transmitir via Facebook, ficando assim mais fácil para os seus amigos verem o stream sem necessidade de enviar qualquer endereço. No geral, o GeForce Experience é uma ferramenta muito poderosa.

No que diz respeito ao microfone, é possível utilizar a função “prima para falar” ou “sempre ligado”, para quem quiser falar durante o stream. A sua imagem da webcam também pode ser colocada no vídeo e é até possível escolher o local e o tamanho onde colocar.

AMD ReLive para Twitch, Facebook, YouTube e mais

A AMD também vem de origem com funcionalidade para transmitir jogos utilizando o seu software ReLive. O ReLive pode fazer stream diretamente para o Twitch, Facebook Live, YouTube Live, Microsoft Mixer, Sina Weibo ou o STAGE TEN.

Configuraçoes AMD Radeon ReLive

Tal como no GForce Experience da NVIDIA, o ReLive é uma forma bastante simples para começar as suas experiências se não tiver um conhecimento avançado de como fazer stream de jogos. O AMD Radeon ReLive é suportado em sistemas com placas gráficas AMD Graphics Core Next (GCN), o que significa que todas as placas construídas a partir do ano 2012 poderão ser utilizadas.

As definições do streaming podem ser alteradas diretamente na aplicação AMD Radeon – selecione ReLive > Streaming. No final, quando estiver pronto, pressione Alt+Z e clique no botão de “Broadcast” para iniciar a transmissão.

Blizzard Battle.net streaming para Facebook

O Blizzard Battle.net – da editora Blizzard – possuí a capacidade de fazer transmissões, no entanto só poderá ser feita via Facebook. Não é possível o streaming para o Twitch ou qualquer outro serviço. Claro que sendo um produto de uma editora, o stream só poderá ser feito para jogos da Blizzard, tais como o OverwatchHearthstoneStarcraft IIDiablo IIIHeroes of the Storm, e muito famoso World of Warcraft.

Blizzard Battlenet Login

Para utilizar esta funcionalidade, terá primeiro que entrar no Blizzard Battle.net e clicar no ícone da câmera de vídeo no canto superior direito. De seguida, terá de se autenticar com a sua conta de Facebook. Uma vez na aplicação, pressione Ctrl+F1 dentro do jogo para começar a transmissão. Esses atalhos e outras opções podem ser personalizadas nas definições de Streaming.

Windows 10 para Microsoft Mixer

Poderá não saber disso, mas até o Windows 10 possuí uma funcionalidade para transmissão de jogos no seu sistema. O único problema é que só funciona com o serviço Microsoft’s Mixer. Tudo faz parte da “Barra de Jogo” e terá acesso a ela pressionando as teclas Windows+G enquanto estiver dentro do jogo.

Microsoft Mixer streaming

Isto é particularmente útil pois é possível fazer streaming apenas com uma conta da Microsoft, alguns atalhos no teclado e sem necessidade de outro software. Qualquer pessoa que quiser entrar no seu streaming poderá fazê-lo. Basta para isso inserir no seu navegador o endereço http://mixer.com/xbox_gametag_name com o seu nome de utilizador no final.

O serviço Microsoft’s Mixer ainda não é muito popular – e a sua audiência reduzida comparativamente ao Twitch – daí que se a sua intenção for aumentar o número de seguidores, talvez esta não seja a melhor opção. Ainda assim, o streaming via Windows 10 é uma ótima forma de começar as transmissões em direto dos seus jogos, sem a necessidade de configurações complexas.

Ao contrário do Steam, o Mixer pode conter vídeo da sua webcam, bem como som do microfone.

OBS – o melhor para utilizadores avançados

Se procura uma plataforma com potencialidades mais avançadas — ou se pretende fazer streaming via Twitch, Facebook Live, ou YouTube Live e não tem acesso ao software NVIDIA GeForce Experience ou ao AMD ReLive — poderá utilizar o Open Broadcaster Software (OBS).

Open Broadcaster Software stream

Muito antes da NVIDIA, AMD, Microsoft, e a Valve (criadora do Steam) começarem a o disponibilizar estas funcionalidades, o OBS era o único serviço respondia à pergunta “Como fazer stream de jogos online?”. O OBS é particularmente popular para streaming no Twitch e possui bastantes configurações. Não encontrará uma variedade de definições e costumizações avançadas em softwares como o Steam, Mixer, GeForce Experience, and AMD ReLive. Por exemplo, é possível ir ao detalhe para configurar todo o tipo de fontes de conteúdo, transições de cenas, e muito mais.

Provavelmente não será recomendado começar com o OBS se apenas pretender fazer streaming para alguns amigos e nada mais. A sua relativa complexidade e maior demora a configurar, provavelmente podem não compensar o esforço. No entanto, se pretender apostar mais seriamente no streaming via Twitch — ou outros serviços — e procura opções que as plataformas acima não dispõem, no OBS irá encontrá-las. Para configurar o streaming via Facebook Live ou YouTube Live, clique nos links para mais detalhes.

Existem também outras ferramentas como o Xsplit, no entanto o OBS contínua a ser particularmente popular — e gratuito.

Se ficou com alguma dúvida sobre como fazer stream de jogos online, ou sobre alguma destas ferramentas em particular, comente abaixo.


Autor : Rui Pinto facebook twitter googleplus

Fundador do Informática Simples. É consultor informático de profissão, blogueiro e produtor de conteúdos nos tempos livres e um curioso sobre SEO e Marketing Digital.

Gostou deste artigo? Partilhe-o!

  • Tweet
  • Facebook
  • Diggit
  • Delicious
  • Diggit
  • Diggit
  • Diggit
  • Diggit

Deixe o seu comentário

Rss Feeds   Twitter Followers Email Updates




PARCERIAS


GeraLinks - Agregador de links


 
Mais em Tutorial
Como usar o Google Authenticator

O Google Authenticator é um software de token que é utilizado aumentar a segurança nas aplicações mobile da Google. O...

Fechar