Como compactar imagens PNG e JPG online

O uso das imagens em formato PNG e JPG é bastante comum na Web pois são formatos que utilizam compressão e ainda assim conseguem manter uma boa qualidade de imagem. O PNG – Portable Network Graphics – é um formato de dados que surgiu como substituto do formato GIF, devido ao facto de este incluir algoritmos patenteados. Se por um lado o formato PNG se tornou famoso por ser o único formato amplamente utilizado que suporta imagens parcialmente transparentes, o formato JPG continua a ser o “Rei” no que diz respeito a fotografias digitais. O problema acontece quando queremos utilizar as imagens online. Embora ambos os formatos utilizem compressão, normalmente o seu tamanho continua a ser considerável. Veja então como compactar imagens sem perder qualidade e de forma muito rápida e simples.


Como compactar imagens no formato PNG e JPG?

O uso do TinyPNG para compactar imagens vem solucionar este problema. Irá utilizar muito pouca largura de banda e o carregamento da sua página será mais rápido.panda tinypng

O TinyPNG utiliza uma técnica de compressão inteligente que reduz significativamente o tamanho das suas imagens PNG e JPG. Ao reduzir de forma ligeira o número de cores utilizadas, um menor número de bytes são utilizados para armazenar o ficheiro. O seu efeito é praticamente invisível, mas pode significar uma larga diferença no tamanho do ficheiro.

comparacao imagens

Como se pode ver pela imagem acima, a diferença é quase nula! Á esquerda encontra-se a imagem original com 57KB e à direita a mesma imagem depois de tratada pelo TinyPNG, agora com apenas 16KB. A imagem compactada não deixa nada a desejar em relação à original e os ganhos em tamanho são bastante elevados – na ordem dos 70%.

Para efetuar este processo aceda ao site Tinypng.org e clique no ícone, ou arraste as imagens para dentro do espaço reservado.

reduzir tamanho png

A operação irá iniciar de imediato e em segundos é apresentada uma estimativa do espaço que foi poupado com a redução do tamanho das imagens, bem como o botão para baixar as imagens já compactadas.

Compactar imagens Tinypng

De uma forma simples e bastante rápida, acabei de poupar cerca de 65% de espaço nas 7 imagens carregadas! Seja no formato PNG ou JPG, esta técnica resulta sempre.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here