Como adicionar um link no Instagram Stories

O ano de 2017 foi um grande ano para o Instagram Stories. Atualmente prevê-se que mais de 250 milhões de utilizadores utilizem este recurso. A possibilidade de partilhar fotos e vídeos com um prazo de 24h agradou aos utilizadores, o que fez com que muitos abandonassem o Snapshat, que já oferecia esta funcionalidade há mais tempo. As marcas viram neste novo recurso uma oportunidade de marketing de conteúdo bastante relevante, e a possibilidade de adicionar um link no Instagram Stories é uma forma da marca chegar mais rapidamente às pessoas.

utilizador ativos instagram stories

Ao incluir um link direcionado para o seu site ou blog, está a gerar tráfego de forma mais natural. Os utilizadores visualizam a história que colocou no Instagram e basta passar com o dedo para cima para entrarem no site que você deseja.


Como adicionar um link no Instagram Stories

Infelizmente, até à data, a possibilidade de adicionar um link às suas histórias está restrita apenas a contas verificadas. Não é possivel a um utilizador comum pedir uma verificação de conta e “ganhar o selo azul”. No seu site, o Instagram esclarece que de momento apenas figuras públicas, celebridades e marcas poderão ter o selo de verificação. Também uma conta de negócio com mais de 10 mil seguidores pode ser verificada.

Se faz parte deste grupo de pessoas/marcas, veja como adicionar um link no Instagram Stories é tão simples.

Passo 1 – Entre no Instagram e na função para adicionar uma história, tire uma foto ou grave um vídeo. Poderá também adicionar uma foto já guardada, desde que tenha sido tirada até 24h antes.

Passo 2 – No canto superior direito vai encontrar um símbolo parecido com uma corrente. Clique nele.

adicionar um link no Instagram Stories
socialmediaexaminer

Passo 3 – Na janela que irá abrir, poderá adicionar o URL para onde deseja encaminhar o utilizador. Coloque o endereço e confirme no final para gravar.

inserir link url historias instagram
socialmediaexaminer

De momento não é possível registar os cliques no link, por isso se pretender trabalhar com o Analytics e registar as entradas, é recomendável criar um URL específico. Utilize o Bit.ly ou o Rebrand.ly para mascarar o seu endereço e criar um link único para colocar na história.

Passo 4 – Continue a editar a sua história, colocando texto, stickers, filtros, etc, e no final grave a sua história como faz normalmente.

Uma forma eficiente de enviar utilizadores para o seu site, é colocar um CTA (call to action). Um CTA normalmente consiste numa solicitação que é feita a quem está a visualizar a sua história. Os mais comuns são: “Deslize para cima para ver mais” ou “Clique em ‘Ver Mais’ para visitar o nosso site”.

Usar links no Instagram Stories de forma eficiente

Atualmente, a única forma de adicionar links a um post do Instagram é utilizando as histórias. Se for responsável de marketing, a tentação de colocar links em todos as histórias poderá ser grande, mas talvez não seja a forma mais correta.



Dependendo do número de posts que colocar na sequência da sua história, será uma boa prática colocar apenas um ou dois com a opção de entrar no site. Por exemplo, se a sua história é composta por quatro imagens/vídeos, adicione apenas um com essa opção. Se tiver oito, então talvez se possam incluír dois com link para o endereço.

Convém lembrar que nem todas as histórias necessitam de um link, e este deve ser utilizado apenas quando trouxer valor ao utilizador.

Encaminhe as pessoas para novos artigos

Para informar os seus leitores que um novo artigo foi adicionado ao site/blog, nada melhor que informá-los com uma história e um link direto.

novo post no blog
socialmediaexaminer

Complete os seus tutoriais

Se utilizar o Instagram para, por exemplo, ensinar a como elaborar uma receita, poderá fazer uma série de histórias com todos os passos menos os finais. Se o leitor quiser saber como terminar a receita, terá de entrar no seu site para saber mais e ler todas as instruções.

Acesso a conteúdo exclusivo

Outra forma muito útil de atrair tráfego, será dar o acesso a conteúdo exclusivo no caso de estar a promover um sorteio, uma review a um artigo novo, etc.

deslize para saber mais
socialmediaexaminer

Com tantas possibilidades para criar conteúdo relevante a atrair pessoas para o seu site, a possibilidade de adicionar um link no Instagram Stories foi sem dúvida uma “dádiva” para os profissionais de marketing. Com criatividade e tempo, os resultados poderão ser incríveis.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here