Como Calibrar a Bateria do seu Computador Portátil


Já lhe aconteceu estar a utilizar o seu portátil e o Windows indicar-lhe um nível de bateria aceitável, mas de repente: “Puff”. O computador desliga-se. Qual será o motivo? Terá de a calibrar? Cada computador portátil possui um dispositivo interno que mede a percentagem de carga disponível e mesmo tratando bem a sua bateria, com o passar do tempo ela irá sofrer algum desgaste e as leituras/estimativas poderão não ser as mais correctas.

bateria-fraca-laptop

Calibrar a bateria é importante e necessário

Se tomar as devidas precauções e cuidados para um uso correcto da bateria, deverá deixar a carga chegar até perto dos 40/70% até voltar a carregar. Não deixe a bateria perder totalmente a sua carga de cada vez que a utiliza, nem mesmo deixe chegar a valores abaixo dos 40%. Efectuar cargas pequenas de forma regular irá prolongar a sua vida útil.

A desvantagem deste método é que o dispositivo que mede a percentagem de bateria disponível, irá ficar um pouco confuso. Ocasionalmente é aconselhado deixar que a bateria se esgote até 0% para que as estimativas de carga continuem a ser correctas. Desta forma, evitará que o computador apresente 20% de carga quando na realidade poderá ter apenas 1% – e depois se desligue sem perceber o porquê.

Este procedimento não irá aumentar o tempo de vida da sua bateria, mas irá fazer com que os valores apresentados sejam os correctos.


De quanto em quanto tempo se deverá calibrar?

A maioria dos fabricantes recomendam que se deve calibrar a bateria a cada dois ou três meses. Isso ajudará a manter as leituras de bateria mais precisas.

Se não estiver muito preocupado com estes valores, então não se preocupe. No entanto, não se esqueça que se não calibrar a sua bateria com alguma regularidade, poderá um dia “ficar sem portátil” porque este se irá desligar sem aviso prévio.

Alguns dispositivos modernos podem não exigir a calibração da bateria. Por exemplo, a Apple recomenda calibrar as baterias para Macs mais antigos em que as baterias podem ser retiradas, mas informa que não é necessário o mesmo para Macs modernos com baterias embutidas. Verifique a documentação do fabricante do seu portátil para saber se este procedimento é necessário ou não.

Instruções básicas para calibrar

Calibrar uma bateria é muito simples. Carregue-a totalmente, utilize o computador até esta chegar a 0% e depois volte a carregar até aos 100%. O indicador de bateria irá indicar qual o tempo restante de carga disponível com valores muito mais precisos.

Alguns fabricantes poderão até possuir uma aplicação que, em princípio, virá de origem no momento da compra, e que fazem o trabalho por si. O que estas fazem normalmente é certificarem-se que o computador tem a bateria no máximo e desabilitam as configurações de poupança de energia para que esta possa ficar completamente vazia. Verifique se o seu portátil tem esta ferramenta.

calibrar-.portatil-ferramenta

Consulte o manual ou o site da marca do seu computador portátil. Cada fabricante poderá recomendar um procedimento específico ou uma ferramenta de calibração ligeiramente diferente para garantir que a bateria do seu laptop se mantenha em boa forma. Alguns fabricantes podem até dizer que não é necessário como no caso da Apple, embora não provoque qualquer dano se o fizer. Calibrar uma bateria consiste basicamente em efectuar um ciclo de descarga e recarga completo.


Calibrar manualmente passo a passo

Como já foi dito, poderá efectuar esta operação com uma ferramenta que faça tudo por si, mas o processo manual também é muito simples.

  • Carregue a bateria do computador portátil até ao máximo – 100%.
  • Deixe a bateria descansar por duas horas, ainda com o computador ligado à electricidade. Isto irá permitir que a temperatura da bateria desça, pois estará um pouco quente no final da carga. O ideal é que fique fria.
  • Consulte as definições da sua bateria clicando com o botão direito do rato em cima do ícone da bateria ou indo ao Painel de Controlo > Opções de Energia > Editar Definições do Plano. Nas definições avançadas de energia, procure a categoria “Bateria” e as acções a tomar em caso de níveis críticos de bateria.

  • Coloque a menor percentagem possível nos níveis críticos de bateria. Normalmente o mínimo será 5%.
  • Desligue a conexão à electricidade e continue a utilizar o computador até este descarregar totalmente e entrar em modo de hibernação.

Se pretender efectuar a calibração durante a noite ou simplesmente não irá utilizar o computador, não se esqueça de desligar a opção para que este não se desligue por forma a poupar bateria.

  • Após entrar automaticamente em hibernação ou desligar, espere cerca de 5 a 6 horas.
  • Volte a ligar o computador à corrente e carregue a bateria até aos 100%. Poderá fazê-lo enquanto o utiliza, sem qualquer problema.
  • Finalmente, não se esqueça de alterar de novo as opções da imagem anterior, para que o ecrã se desligue após X minutos sem actividade, ou até mesmo para que hiberne. Isto irá poupar valiosos minutos de bateria.

E já está. Os valores apresentados para a carga serão a partir de hoje mais exactos. Não se esqueça de efectuar esta tarefa regularmente e trate bem da sua bateria 🙂


Autor : Rui Pinto facebook twitter googleplus

Fundador do Informática Simples. É consultor informático de profissão, blogueiro e produtor de conteúdos nos tempos livres e um curioso sobre SEO e Marketing Digital.

Gostou deste artigo? Partilhe-o!

  • Tweet
  • Facebook
  • Diggit
  • Delicious
  • Diggit
  • Diggit
  • Diggit
  • Diggit

Deixe o seu comentário

Rss Feeds   Twitter Followers Email Updates

PROMOÇÕES EM DESTAQUE





 
Mais em Curiosidades
Mitos sobre Baterias de Telemóveis, Laptops e Tablets

Ao longo dos anos, foram muitos os mitos criados sobre as baterias dos telemóveis, computadores portáteis e tablets. Para isso...

Fechar