5 Passos para Aprender a Pesquisar no Google (leia isto já! imediatamente!)

Muitas pessoas pura e simplesmente NÃO SABEM pesquisar no Google!
Este é um dado assumido e uma certeza. E claro, estou a falar no Google mas esta realidade é aplicável a qualquer outro motor de busca. A “arte” de pesquisar por um assunto ainda é (lamentavelmente) um tema tabu para muitas pessoas. E você? Sabe como pesquisar ou precisa de aprender a pesquisar no Google? Se a sua resposta foi a segunda, então esse artigo é para você.

Anteriormente fiz uma analise dos sistemas operativos e browsers que os nossos leitores utilizam na Internet, e coincidência (ou talvez não), grande parte das “más” pesquisas são feitas por quem usa versões antiquadas dos dois. Mas isso é outro assunto.



Antes de mais, vejamos algumas pesquisas feitas pelos nossos leitores:

  • tenho o vista e i 7 no mesmo computador e quero apagar o 7 como fazer?
  • como tirar o fundo de uma imagem do word para ficar sem fundo
  • para restaurar o windows 7 ou vista o que tenho que fazer sem problemas?

E a lista continua. Mas por agora vamos ter em conta estes três MAUS exemplos, e mostrar algumas dicas que irão fazer a sua pesquisa melhorar consideravelmente.

Aprender a pesquisar no Google em 5 passos

Aprender a pesquisar no Google em 5 passos

1. “KEEP IT SIMPLE”

Não há nada que o Google mais goste que simplicidade! Ao tentar pesquisar por algo, seja directo. Se procura por automóveis usados insira “automóveis usados“, mas se no entanto quiser restringir a pesquisa a apenas carros usados de uma determinada marca, insira “automóveis usados bmw” ou “bmw usados“.
A simplicidade irá fazer muito por si.

2. UTILIZE PALAVRAS-CHAVE SIMPLES

O uso de palavras-chave poderiam ser incluídas no ponto anterior visto que são um factor para simplificar a pesquisa, no entanto é importante referir determinados pormenores.
Não utilize frases feitas na primeira pessoa nem frases complexas tais como “quero comprar um computador com muitas luzes para mim“. Se pretende pesquisar sobre compra de computadores, basta inserir “comprar computador“!
Provavelmente irá obter resultados semelhantes em qualquer uma das pesquisas, mas no primeiro caso, estes serão menos abrangentes e menos directos do que realmente deseja.

3. ESCREVA PORTUGUÊS CORRETAMENTE

Mesmo usando abreviaturas e recorrendo ao calão, o Google por vezes ajuda e até “adivinha” o que queríamos dizer. No entanto como poderá calcular, não é um bom método e pode privá-lo de muitos resultados relevantes para a sua pesquisa. Ninguém pode aprender a pesquisar no Google se não souber escrever português primeiro.


4. DESCREVA O QUE PESQUISA POR POUCAS PALAVRAS

Ao efectuar uma pesquisa, não se esqueça que o Google utiliza todas as palavras, e cada palavra que colocar irá limitar a quantidade de resultados obtidos. Utilize poucas palavras, e se não obtiver o que deseja, vá acrescentando palavras que vão de encontro ao que pretende. Comece por pouco e continue a partir daí. Nunca o contrário!

5. EXCLUA ALGUMA PONTUAÇÃO

O Google refere que na maioria dos casos a pontuação utilizada nas pesquisas é ignorada, tais como @#$%^&*()=+[]\ e outros caracteres especiais. No entanto existem excepções! Quando são usados caracteres como + ao referir a linguagem de programação “C++”, o Google não irá ignorar. O mesmo acontece com o ‘ $ ‘ e ‘ € ‘ no caso de pesquisar quantias monetárias e também o ‘ _ ‘ para unir algumas palavras.

E VOCÊ, QUE OUTRAS TÉCNICAS CONHECE?

A Google tem também no seu site alguns sugestões para melhorar as suas buscas, no entanto partilhe a sua experiência pessoal sobre como efectuar pesquisas de forma eficaz e quais as suas recomendações!

5
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
MilaRui PintoRicardo Recent comment authors
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notifique-me acerca de
Ricardo
Visitante
Ricardo

Bons dias, Pessoalmente, e tendo como exemplo o meu pai, um utilizador muito pouco versátil na internet e com muita paciência e tempo, eu ensinei-lhe a fazer exactamente o contrário. Primeiro escrever tudo o que se quer procurar e se não encontrar ir retirando palavras e simplificando a busca. Ou seja, pegando no exemplo: – tenho o vista e i 7 no mesmo computador e quero apagar o 7 como fazer? Depois passaria a: – vista i 7 apagar Claro que, conhecendo o meu pai o mais provável era ele não saber se tem o vista ou o xp e… Ler mais »

Mila
Visitante
Mila

Minha outra dica, é parar de perguntar para o google.

tipo assim – Como faço para baixar o filme Titanic??

será mais fácil pesquisar – baixar titanic

já vi várias pessoas fazer perguntas como se estivesse em uma prova..