10 dicas para ganhar seguidores no Instagram


O Instagram é uma das redes socias com mais sucesso e crescimento do mundo. No final de 2017, o número de utilizadores que partilham fotos e vídeos chegou aos 800 milhões. Em alguns países o seu sucesso fica mesmo à frente do Facebook e do Twitter e isso faz com que a maioria das marcas hoje em dia tenham um perfil de Instagram. Mas e você? Entre tantos milhões de fotos, as suas também recebem “likes” (ou curtidas no Brasil)? Sabe como ganhar seguidores no Instagram?

como ganhar seguidores no Instagram

Existem algumas dicas e passos importantes que devem ser seguidos para quem quiser aumentar o seu número de seguidores, comentários ou “likes”. Confira a lista abaixo e veja a sua popularidade disparar.

10 dicas para ganhar seguidores no Instagram

1 – Conteúdo de qualidade

A primeira dica desta lista é bem possível que seja a mais importante. Colocar conteúdo de qualidade é a primeira coisa por onde tem de começar. Escolha as melhores fotos e não faça 30 posts das fotos que tirou no jantar de ontem. Escolha as melhores, faça uma edição cuidada de cada uma delas para melhorar a definição, exposição, composição, etc, e por fim faça um ou dois posts por dia. Não seja um spammer e não irrite os seus seguidores ao colocar fotos a todo o momento.

2 – Postar no momento certo

De acordo com o site Lifewire, as melhores horas para colocar uma foto no Instagram, é fora do horário de trabalho. Os tempos ideais são:

  • No periodo da manhã, entre as 7 e as 9h, a maioria das pessoas está a acordar e a primeira coisa que fazem é consultar as suas redes sociais.
  • Entre as 11 e as 14h, o periodo de almoço também é normalmente utilizado para consultar as últimas novidades.
  • Depois das 17h, após o final da escola e trabalho, as pessoas têm finalmente tempo para descansar e consultar o Instagram. Tenha atenção que perto da hora de jantar, poderá não ser uma boa escolha.
  • Segunda, Quarta, Quinta e Sexta, parecem ser os melhores dias para gerar maior interação.

No caso de colocar um vídeo, a melhor altura é já no final da noite. Porquê? Porque normalmente os vídeos têm som e poderá ser um pouco incómodo para visualizar no trabalho ou na escola. Claro que isso poderá variar com o perfil de cada seguidor, mas essa é a regra geral.


3 – Seja notado em público

Nas configurações do seu perfil, tenha a certeza que ele se encontra público e não privado. Caso não altere essa definição, apenas os seus amigos poderão ver as suas fotos e não irá aumentar o número de “likes”. Também muito importante alterar a sua biografia. Ao entrar no perfil, a biografia é a primeira coisa que as pessoas vão ler. Escreva algo que seja curto mas também interessante para mostrar um pouco da sua personalidade. Não se esqueça que para ganhar seguidores no Instagram, muitas vezes basta a primeira impressão.

4 – Usar as melhores #hashtags

As hashtags são a maior ligação que as suas fotos têm com o resto do mundo Intagram. Utilizando as hashtags certas irá potenciar a sua visibilidade junto do seu público alvo. Se não souber quais os melhores hashtags para colocar nas suas fotos, neste site poderá ver quais as melhores 158 hashtags de 2017, separadas por tipo de fotografia ou negócio. O ideal não é colocar um hashtag onde milhões de outras fotos surgem a cada segundo, mas também não coloque um que ninguém pesquisa. Encontre um meio termo. Para criar uma identidade própria, experimente criar um hashtag que seja comum a todas as suas fotos. Por exemplo, imagine que o seu nome é José e o seu desafio será tirar uma foto todos os dias. Coloque “#DesafioJosé365” em cada post e assim todos saberão que ao pesquisar por esse hashtag, os resultados serão as suas fotos!

Legenda hashtag Instagram

5 – Ser mais social

Para ganhar seguidores no Instagram, não pode simplesmente esperar que as pessoas venham até você. Siga outros utilizadores, goste das coisas que eles coloquem e comente as suas fotos. Se o seu interesse for genuíno, é bem provável que eles também tenham interesse no seu conteúdo e o sigam de volta.

6 – Utilize estratégias CTA

CTA vem do inglês “call to action“. Estratégias CTA são as que incentivam e levam as pessoas a fazer o que nós pedimos. Anteriormente já mostrei algumas estratégias para dinamizar o Instagram Stories, mas pode criar algumas em fotos ou vídeos no seu feed de Instagram. Faça com que as pessoas ao ver a sua foto, tenham curiosidade em visitar o seu perfil para saber mais sobre você ou sobre os seus produtos.

7 – Tag de localização das fotos

No caso de colocar fotos de um local, não se esqueça de ativar a geolocalização. Muitas pessoas pesquisam por destinos de férias ou restaurantes e essa é uma forma de verem todas as fotos que foram registadas no mesmo local. Essa é também uma boa forma para procurar por pessoas que partilhem o mesmo gosto e os mesmos interesses que você.

geolocalização Instagram

8 – Não compre seguidores

Por favor , não compre seguidores! Existem muitos sites e aplicações que (a troca de dinheiro) prometem milagres e milhares de seguidores em pouco tempo. Isso não existe. Ou melhor, existe mas não lhe interessa. Pense: porque esses seguidores podem estar interessados em você, e caso tenha um negócio, qual o valor que eles irão trazer? Nenhum. Terá uma grande quantidade de seguidores, mas muito pouca qualidade. O que mais tarde poderá acontecer é você colocar um post e em 20 mil seguidores, apenas 50 vão gostar do seu conteúdo. Não arruine a sua credibilidade e faça por ganhar seguidores no Instagram de forma honesta.

9 – Siga as tendências do seu nicho

Pesquise regularmente sobre as últimas tendências do seu público alvo. Veja quais as #hashtags mais populares qual o perfil de crescimento (ou decréscimo) ao longo do tempo. Ao colocar um post com os hashtags certos, existe maior probabilidade de captar o interesse de  pessoas que estão mais propensas a querer saber mais sobre você e sobre o seu trabalho.

pesquisa hashtags populares

10 – Seja regular

A regularidade é a chave do sucesso em qualquer rede social. Se conseguiu atrair pessoas que gostam do seu conteúdo, não as faça esperar um mês até ao próximo post. O mais provável é que pouco a pouco, a sua “importância digital” vá diminuindo. Não precisa de o fazer todos os dias da semana, mas é fundamental que o faça três a quatro vezes por semana. Pode também utilizar o Instagram Stories ou fazer alguns diretos para interagir com os seus seguidores.

Se ficou com alguma dúvida ou quiser partilhar alguma dica sobre ganhar seguidores no Instagram, comente abaixo!


Autor : Rui Pinto facebook twitter googleplus

Fundador do Informática Simples. É consultor informático de profissão, blogueiro, produtor de conteúdos nos tempos livres e um curioso sobre SEO e Marketing Digital.

Gostou deste artigo? Partilhe-o!

  • Tweet
  • Facebook
  • Diggit
  • Delicious
  • Diggit
  • Diggit
  • Diggit
  • Diggit

Deixe o seu comentário

Rss Feeds   Twitter Followers Email Updates




PARCERIAS


GeraLinks - Agregador de links