Restaurar o Sistema no Windows 7

Tanto o Windows 7, como as restantes versões do Windows, possuem uma funcionalidade chamada Restauro de Sistema (System Restore) que automaticamente faz uma cópia de segurança do registo e dos ficheiros de sistema quando se instala software novo e/ou drivers.
Esta funcionalidade, já explicada anteriormente, é bastante útil quando se instala software que torna o computador lento.

Como é que este processo se executa?

O restauro de sistema pode ser encontrado em dois locais:
– Escreva restore na barra de busca/iniciação rápida disponível ao clicar em “Start” (Iniciar) , e de seguida pressione a tecla Enter.
– Clique em “Start” (Iniciar) , “All Programs” e aqui aceda a “Accessories” onde encontrará a opção “System Restore”. Na versão Portuguesa, clique em “Todos os Programas”, aceda à pasta “Acessórios” e “Restauro do Sistema”.

Irá surgir uma janela onde serão dadas algumas informações sobre a operação e o que a mesma irá afectar. Depois de ler e se certificar que compreende o que é apresentado, clique em “Next”.


É então mostrada uma lista de tudo o que foi instalado recentemente no computador, com a respectiva data e hora de criação do ponto de restauro, a sua descrição e o tipo. Poderá ver mais pontos de restauro seleccionando a opção “Show more restore points”.

Depois de escolhido o ponto para o qual pretende retornar, pode também visualizar uma lista dos programas afectos ao ponto de restauro, e que irão ser alterados depois de efectuada a operação. Esta opção é bastante importante pois dá uma noção mais detalhada de tudo o que irá sofrer alterações.

Uma vez tudo verificado, e se realmente pretender restaurar o computador, clique “Close” para fechar a janela actual, e de seguida em “Next”.
Por fim é apresentado um “resumo” do que irá acontecer e são mostrados mais alguns avisos, sendo apenas necessário clicar em “Finish” para confirmar a operação e proceder ao restauro de sistema.

NOTA: é recomendável executar esta operação em modo de segurança. Para o fazer basta reiniciar o seu computador e carregar na tecla F8 logo após o arranque. Se a tecla F8 não resultar, pode sempre forçar o Windows a arrancar em modo de segurança como pode ver aqui.

É absolutamente recomendável manter a opção de criação de pontos de restauro activa.
:)

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Rui PintoJosé Recent comment authors
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notifique-me acerca de
José
Visitante
José

Boas , recentemente mudei a minha passe da conta de adm e agora esqueci-me da palavra passe e sou obrigado a trabalhar no ambiente do convidado mas isso não resulta muito bem pois preciso da palavra passe para fazer a maioria das coisas como executar um programa ou fazer o download, gostava de saber se existe alguma solução para que recupere a conta de Adm ou consiga com que a de convidado tenha a mesma função.

Obrigado pela atenção