Restaurar o Sistema no Windows 7

Tanto o Windows 7, como as restantes versões do Windows, possuem uma funcionalidade chamada Restauro de Sistema (System Restore) que automaticamente faz uma cópia de segurança do registo e dos ficheiros de sistema quando se instala software novo e/ou drivers.
Esta funcionalidade, já explicada anteriormente, é bastante útil quando se instala software que torna o computador lento.

Como é que este processo se executa?

O restauro de sistema pode ser encontrado em dois locais:
– Escreva restore na barra de busca/iniciação rápida disponível ao clicar em “Start” (Iniciar) , e de seguida pressione a tecla Enter.
– Clique em “Start” (Iniciar) , “All Programs” e aqui aceda a “Accessories” onde encontrará a opção “System Restore”. Na versão Portuguesa, clique em “Todos os Programas”, aceda à pasta “Acessórios” e “Restauro do Sistema”.

Irá surgir uma janela onde serão dadas algumas informações sobre a operação e o que a mesma irá afectar. Depois de ler e se certificar que compreende o que é apresentado, clique em “Next”.


É então mostrada uma lista de tudo o que foi instalado recentemente no computador, com a respectiva data e hora de criação do ponto de restauro, a sua descrição e o tipo. Poderá ver mais pontos de restauro seleccionando a opção “Show more restore points”.

Depois de escolhido o ponto para o qual pretende retornar, pode também visualizar uma lista dos programas afectos ao ponto de restauro, e que irão ser alterados depois de efectuada a operação. Esta opção é bastante importante pois dá uma noção mais detalhada de tudo o que irá sofrer alterações.

Uma vez tudo verificado, e se realmente pretender restaurar o computador, clique “Close” para fechar a janela actual, e de seguida em “Next”.
Por fim é apresentado um “resumo” do que irá acontecer e são mostrados mais alguns avisos, sendo apenas necessário clicar em “Finish” para confirmar a operação e proceder ao restauro de sistema.

NOTA: é recomendável executar esta operação em modo de segurança. Para o fazer basta reiniciar o seu computador e carregar na tecla F8 logo após o arranque. Se a tecla F8 não resultar, pode sempre forçar o Windows a arrancar em modo de segurança como pode ver aqui.

É absolutamente recomendável manter a opção de criação de pontos de restauro activa.
:)

2 COMENTÁRIOS

  1. Boas , recentemente mudei a minha passe da conta de adm e agora esqueci-me da palavra passe e sou obrigado a trabalhar no ambiente do convidado mas isso não resulta muito bem pois preciso da palavra passe para fazer a maioria das coisas como executar um programa ou fazer o download, gostava de saber se existe alguma solução para que recupere a conta de Adm ou consiga com que a de convidado tenha a mesma função.

    Obrigado pela atenção

    • Boa tarde José.
      Isto pode ser muito fácil ou muito complicado. Ora vamos lá:
      1) Se a conta de admin não for a do “verdadeiro admin” e sim de um grupo de admin, então bastar ir ao Painel de Controlo -> Utilizadores e retirar a opção de password obrigatória na outra conta;
      2) Se a conta for mesmo de admin do PC, então experimente reiniciar em Safemode com linha de comandos: ao ligar o PC, carrege F8 até surgir um ecrã com várias opções, entre elas estará “Safe Mode com linha de comandos” (Safe Mode with Command Prompt). Quando conseguir escrever, digite este dois comandos: Net user administrator /active:yes (para atribuir previlégios de admin à conta com que está actualmente) e de seguida Net user administrator [email protected] (pode escrever outra password que desejar. Escrevi [email protected] como exemplo).
      Depois é só reiniciar e à partida tudo estará ok! ;)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here