A História dos Tablets – Descubra como tudo começou

Esse texto é uma contribuição da Nextel para o Informática Simples.

Tablets são a grande mania e sonho de boa parte dos amantes de tecnologia. O que poucos sabem é que a história desses aparelhos começou há muito mais tempo do que se imagina. São quase 50 anos desde o primeiro “tablet” lançado e as inovações não param. As grandes marcas se esforçam para trazer novidades a cada ano para vencer a corrida na conquista dos consumidores.

A História dos Tablets

Para entender esse mundo de iPads e Tabs precisamos olhar para trás, no ano de 1968.
Nesse ano foi lançado o precursor dos aparelhos que temos hoje em mãos: o Dynabook. Criado por Alan Kay não era, propriamente, um Tablet, mas um computador feito num bloco único. Tanto a tela quanto o teclado formavam um corpo único. Esse era um projeto desenvolvido com um computador pessoal para crianças, que deveriam ser fortinhas, já que o aparelho pesava em torno de 2kg. O grande sucesso do aparelho desenvolvido por Kay foi a influência direta nos tablets e nos computadores utilizados nos dias de hoje.

dynabook alan kay tablet

A Apple também pensou em entrar nesse mercado no início dos anos oitenta. Na época ela apresentou um protótipo de tablet muito diferente do lançado quinze anos antes. O Bashful, infelizmente, foi um projeto que não teve futuro dentro da empresa de Steve Jobs. O aparelho funcionava com uma caneta e também tinha uma base que, aí sim, lembrava a aparência do Dynabook. Essa base separada tinha um teclado físico, entrada para disquetes e uma alça para facilitar o transporte, que fazia com que o tablet se tornasse um computador propriamente dito.

bashful tablet

O primeiro tablet a chegar ao mercado com os moldes que conhecemos foi o GridPad, da Grid. Era bastante robusto e pesado, mas tinha o formato que ficou como padrão dos tablets. Seu criador, Jeff Hawkins usou essa base para criar seu projeto de mais sucesso, o Palm Pilot. Para o ano de 1989, o GridPad foi a grande revolução do mercado. Suas principais novidades eram: o display que conseguia exibir 32 tons de cinza, um processador de 20Mhz e a entrada de disquete no próprio corpo do aparelho.

grid pad tablet

Em 1993 a gigante das telecomunicações americana AT&T também tentou entrar nesse ramo. Sua ideia era unir um tablet a um telefone, criando o primeiro Phablet (misto de telefone e tablet) que temos notícia. O aparelho batizado de EO Personal comunicator não teve muito sucesso, mesmo que suas pretensões originais fossem muito grandes, já que ele tinha função de FAX, telefone, modem, celular e calendário. Infelizmente ele não foi muito aceito e as companhias compradas pela AT&T para a criação do aparelho acabaram falindo. Mesmo sem sucesso, a ideia da AT&T em juntar a funções num só aparelho se tornou realidade quase 20 anos depois.

EO personal communicator AT&T

No ano de 1992 foi a Microsoft que deu seu primeiro passo no mundo do tablets. O Tablet PC foi uma prova de que ela demorou para entrar no mercado e mesmo com todo esse tempo não acertou. Os tablets Pcs não tiveram grande aceitação dos fabricantes e muito menos do público. O custo era muito alto e ter somente a possibilidade de ter um notebook com tela retirável não convenceu quase ninguém. Foi um tiro na água dado por Bill Gates.

tablet hp

Depois de 40 anos tivemos a maior revolução que esse mercado já teve: o iPad. Depois de errar em 1983, Steve Jobs acertou de forma perfeita quando criou o novo tablet da Apple. A menina dos olhos de todos que querem um tablet dominou o mercado por alguns motivos: design, facilidade, gama de aplicativos e principalmente sua forma intuitiva de trabalho. A sensação de uso do aparelho dava a impressão que as pessoas já tinham conhecimento prévio do produto.

steve jobs ipad

Depois do iPad todos os concorrentes da Apple começaram a correr atrás do prejuízo, o que fez muito bem para os consumidores. A Samsung tem a linha Galaxy Tab e a Microsoft apostou forte no Surface, que tem o Windows 8RT como SO. Nenhuma das suas chegou a competir de forma real com a Apple, mas já tem tomado sua fatia de mercado.

samsung galaxy tab tablet windows microsoft surface tablet

Você já sabia de tudo isso sobre os tablets? Ficou surpreso com alguma das informações que leu? Deixe sua opinião, nova curiosidade ou sugestão sobre o assunto nos comentários. 🙂

Esse texto foi uma contribuição da Nextel para o Informática Simples.


Autor : Rui Pinto facebook twitter googleplus

Fundador do Informática Simples. É um blogger entusiasta que gosta de produzir e partilhar conteúdos actuais, bem como ajudar os leitores com as suas dúvidas.

Gostou deste artigo? Partilhe-o!

  • Tweet
  • Facebook
  • Diggit
  • Delicious
  • Diggit
  • Diggit
  • Diggit
  • Diggit

Lisbon Calmness from Rui Pinto on Vimeo.

Artigos Relacionados


Comentários


  1. […] saber mais sobre esse tema, acesse os links: História de Tudo ; Informatica Simples ; Tec Mundo ; Blog do […]

    Responder

Deixe o seu comentário

Rss Feeds   Twitter Followers Email Updates




 
More in Curiosidades
Harlem Shake para Websites

Com toda a certeza já conhece os novos vídeos Harlem Shake que se tornaram virais nas últimas semanas. Os vídeos...

Close