Como Criar um Ponto de Restauro no Windows 7 ou Vista


Quando instalamos um programa novo no nosso computador e no final a única coisa com que ficamos é um problema no Windows, isso é de ficar os cabelos em pé certo? Sempre que desejar instalar uma aplicação um pouco mais complexa (como um antivírus, por exemplo), mas não tem a certeza do que isso poderá causar ao seu computador, é muito recomendável criar um ponto de restauro.

criar ponto de restauro windows

howtogeek

Para que serve o ponto de restauro? Muitas vezes instalamos programas no computador e tudo parece estar OK, até que um dia começamos a ter erros ou problemas com algumas funções. A função de restauro de sistema serve para o Windows memorizar todas as configurações, no momento em que o computador estava funcionando a 100%. Desta forma, é possível voltar “atrás no tempo” e retomar as configurações anteriores ao problema.





Como criar um ponto de restauro

Passo 1 – Clique em “Start” (Iniciar), coloque o rato sobre “Computer” (Meu Computador), clique com o botão direito do rato e seleccione “Properties” (Propriedades). Pode também clicar apenas em “Start/Iniciar” e escrever criar ponto. Por norma a primeira opção da lista será a correcta e pode saltar para o terceiro passo desta dica.
Meu Computador

Passo 2 – Isto irá abrir a área de Sistema do Painel de Controlo. Clique em “System Protection” no canto superior esquerdo.

Proteção de Sistema

Passo 3 – De seguida, seleccione o separador “System Protection” (Proteção de Sistema) para entrar na secção de criação de pontos de restauro.

Propriedades de Sistema

Clique na opção “Create” (Criar), no final da janela, para criar um novo ponto de restauro. O primeiro passo é inserir um nome para identificar o ponto. É conveniente colocar um nome que possa facilmente identificar mais tarde, caso tenha algum problemas e necessite reverter.

Criar ponto de restauro

No final, clique em “Create”, e em alguns minutos o sistema irá criar o seu ponto de restauro.

criação de ponto de restauro

Quando a operação tiver terminado irá receber uma mensagem a confirmar o sucesso da operação.

Ao criar um ponto de restauro, o Windows armazena todas as informações de configuração do sistema naquele momento, para o poder restaurar para esse ponto caso seja necessário. Desta forma o utilizador terá a garantia de que se algum programa for instalado e fizer com que o Windows não funcione correctamente, tudo poderá voltar ao normal em apenas alguns cliques.
Atenção que muitas aplicações criam estes pontos de restauro de forma automática, mas em caso de dúvida, pode sempre criar um ponto de restauro manualmente se estiver preocupado.


Autor : Rui Pinto facebook twitter googleplus

Fundador do Informática Simples. É consultor informático de profissão, blogueiro, produtor de conteúdos nos tempos livres e um curioso sobre SEO e Marketing Digital.

Gostou deste artigo? Partilhe-o!

  • Tweet
  • Facebook
  • Diggit
  • Delicious
  • Diggit
  • Diggit
  • Diggit
  • Diggit

Comentários


  1. […] e dos ficheiros de sistema quando se instala software novo e/ou drivers. Esta funcionalidade, já explicada anteriormente, é bastante útil quando se instala software que torna o computador […]

    Responder

Deixe o seu comentário

Rss Feeds   Twitter Followers Email Updates




PARCERIAS


GeraLinks - Agregador de links