Como Arrancar no Modo de Segurança – Safe Mode

Como iníciar o computador em modo de segurança é uma dúvida bastante comum entre utilizadores. Os motivos são vários, mas normalmente resumem-se a dois: problemas de hardware e problemas de software. Depois de instalar componentes “estranhos” no seu computador, sejam eles um disco rígido ou apenas um programa novo, o resultado pode não ser o esperado.

Modo de segurança windows

Para despistar todos o tipo de problemas, como incompatibilidades de hardware ou software por exemplo, o ideal é iníciar o seu computador em modo de segurança.

Arrancar em Modo de Segurança – Safe Mode

Existe uma opção no painel de Configuração de Sistema, que força o Windows a arrancar no modo de segurança quantas vezes quiser, até o problema estar solucionado. Como já explicamos num artigo, nesse painel de configuração, poderá também escolher quais os programas que iniciam com o Windows e caso saiba qual é fonte do problema, basta desactivar esse programa.

Para aceder, basta escrever msconfig na barra início rápido disponível ao clicar em “Start” (Iniciar). De seguida, faça clique na opção e pressione a tecla “Enter”.

msconfig-run-windows

Na janela de configurações do sistema poderá visualizar cinco separadores. Para esta tarefa, apenas interessa o primeiro. No separador Arranque(Boot), seleccione a opção Arranque seguro e tenha a certeza que a opção Minimo está também seleccionada.

arranque-modo-segurança



Assim que clicar no botão OK, irá surgir uma janela onde terá de escolher entre “Reiniciar” ou “Sair sem reiniciar”. Em qualquer dos casos, uma vez reiniciado o computador, este irá arrancar no modo de segurança.

Uma vez reiniciado o computador, pode verificar que o Windows está em modo de segurança. Na sua tela poderá ver um aviso em cada canto e irá abrir uma janela de Ajuda do Windows.

Quando desejar voltar ao ambiente “normal” do Windows, proceda da mesma forma explicada acima e no separador Boot, basta retirar a selecção Arranque seguro.

Este método é especialmente útil se for necessário iníciar o Windows em modo de segurança por diversas vezes.


6
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Como usar o Google Authenticator - Informática SimplesRui PintoPedro RibeirojorgeRestaurar o Sistema no Windows 7 | Informática Simples Recent comment authors
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notifique-me acerca de
trackback

[…] NOTA: é recomendável executar esta operação em modo de segurança. Para o fazer basta reiniciar o seu computador e carregar na tecla F8 logo após o arranque. Se a tecla F8 não resultar, pode sempre forçar o Windows a arrancar em modo de segurança como pode ver aqui. […]

jorge
Visitante
jorge

obrigado mesmo… ja tava para formatar o pc…

Pedro Ribeiro
Visitante

Apesar de Ser Informático, estava a ver-me lixado para arrancar um pc em Safe mode… Esta dica foi-me util.. Preciso de ir lá para desinstalar umas drives da placa de som… A fim de as instalar novamente (Tou com um problema no som)

Obrigado pela Dica! :)

trackback

[…] o uso do Authenticator proporciona uma segunda etapa de verificação que irá proporcionar maior segurança para as contas Google. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || […]